domingo, 9 de dezembro de 2012

Penúltima semana já está deixando saudade!



Essa foi penúltima semana do projeto Mãe Ilza Mukalê, e os participantes estão cada vez mais envolvidos e sedentos por novos conhecimentos. Nesta sexta, foi a vez de Mãe Ilza falar sobre as quizilas dos Nkissis e o poder das ervas na religião do candomblé. Todos muito estavam compenetrados e curiosos, inclusive, membros da família Rodrigues, que tiravam suas dúvidas com Mãe Ilza e promoviam, assim, o aprofundamento do tema. O encontro foi mediado por Romualdo Lisboa e Marinho Rodrigues.


Quizila é aquilo que é “proibido”, aquilo que você faz ou come e que não agrada ao seu Nkissi, por exemplo, segundo Marinho Rodrigues, de Encoci (Ogum), de uns tempos para cá, ele não passa bem quando come amendoim: essa é sua quizila. 
Marinho Santos fala sobre as quizilas de Encoci




Mãe Ilza explicou, por exemplo, que as quizilas do Nkissi Angorô são peixe espada, banana da terra, batata doce, entre outros. Já Kavungo não gosta de carne de porco nem de jaca dura. Lembá não se agrada com dendê, só gosta de comidas brancas e assim ela explicou as quizilas de todos os Nkissis.


A líder religiosa falou também sobre as ervas (ensabas) de cada Nkissi e para que servem as folhas “quentes”, “mornas” e “frias”. Os Tata Kisaba, que são os responsáveis por colher as ervas, colhem para Katandê, por exemplo, eucalipto e capim santo. Já para Dandalunda (Oxum), colhem alfazema, majericão, água de alevante. Os caboclos gostam de tudo o que é da terra, e as raízes são os prediletos.





Para finalizar a noite de sexta, nada como uma boa comida branca! 

Confira todas as fotos deste encontro AQUI.


Ascom: Tacila Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário