sábado, 1 de dezembro de 2012

Qual o significado dessa palavra?

"A linguagem Bantu no Terreiro de Matamba" foi o tema do 3º encontro com Mãe Ilza Mukalê, nesta sexta. Ali ela decifrou algumas palavras utilizadas ao longo das cerimônias, rituais e no dia-a-dia da família Rodrigues. Com mediação de Romualdo Lisboa, Mãe Ilza, que goza de plena saúde aos 78 anos, começou a roda de conversa muito à vontade, além de dançar nos momentos de intervenção da Orquestra do Terreiro, esclarecendo sempre o porquê de cada zuela (canto) e dança.

"Aqui no Terreiro, as "macotas", são como secretárias (...) tem também os Tatas Kambondo, que são os homens que tocam, como os meninos da Orquestra do Terreiro (...) a amazi (água) usamos também com os amalás (comida para os Nkissis) (...) Agradecemos ao nosso Zazi (Xangô) e a Lembá (Oxalá)", e por aí foi Mãe Ilza, nos ensinando a linguagem e nos permitindo uma proximidade um pouco maior com o ambiente do Terreiro.

Mãe Ilza também lembrou-se com carinho do seu amado e respeitado Kavungo, Nkissi que a protegeu quando ela fez uma cirurgia. Ela contou sua experiência espiritual no processo de preparação para a operação.

Além dos multiplicadores inscritos, também esteve presente o cineasta Póla Ribeiro (Jardim das Folhas Sagradas), que saiu embevecido do encontro com Mãe Ilza Mukalê. 

Confira todas as fotos deste encontro, clique AQUI.




Com Póla Ribeiro
Ascom: Tacila Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário