sábado, 1 de dezembro de 2012

Os sabores preferidos dos Nkissis

Uma tarde repleta de sabores! Assim foi a 4ª roda de Conversa com Mãe Ilza Mukalê, neste sábado, no Terreiro de Matamba. O tema "A makuria (comida) dos Nkissis (orixás)", aguçou o paladar dos que estavam presentes e levantou curiosidades sobre os "quitutes". 

Como afirmou Marinho Rodrigues, filho de Mãe Ilza que fez a fala inicial, "muitas comidas já fazem parte do cotidiano do brasileiro". Ao ouvir a líder religiosa, pôde-se ver a diversidade dos elementos da cultura negra, desta vez, pautada na peculiaridade das preferências de cada Nkissi, como é o preparo, os cuidados, as exigências.

Mãe Ilza falou sobre as comidas de cada Nkissi, a exemplo dos citados a seguir: "Quando vamos trocar anualmente a bandeira do Terreiro (todo dia 10 de agosto), por ser no dia do Nkissi Tempo, que é o Rei da Nação Angola, oferecemos a ele seu amalá e tem, por exemplo, frango, farofa, carneiro... as pessoas que participam da festa devem comer andando e fazendo os seus pedidos. Já Lembá (Oxalá) gosta de comida branca; Matamba (Iansã) gosta de caruru, que tem o jeito certo de cortar - em formato de raio e não redondo - ela gosta também de acará (acarajé), de maçã vermelha...; Dandaluanda (Oxum), a Nkissi das questões amorosas, gosta de feijão fradinho (Makundê), pato (vapuru)... ; Kaiá (Iemanjá), cuja cor é azul e que mora no Kalunga Grande (mar), gosta de cabra branca, pata, uva roxa, banana d'água, mas não gosta de dendê, assim como outros Nkissis. Odoiá! É a sua saudação", explicou ela.

Sobre os caboclos, Mãe Ilza lembra que eles são os "puxa folha" da casa, gostam, por exemplo, do que é da terra, como jerimum, inhame, batata, aipim, caças... 

No final da reunião, para saciar a fome que a roda de conversa causou, foi servido para os participantes um delicioso xerém, à moda e tempero da casa!

Confira todas as fotos AQUI

Pausa para a foto - com xerém!

Mostrando a brincadeira das crianças


Ascom: Tacila Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário