sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Projeto Mãe Ilza Mukalê II recebe o etnomusicólogo Vincenzo Cambria

foto: Gleide Cambria
O “Mãe Ilza Mukalê II: Músca, Identidade e Memória” (MIM II) é um projeto que oferece, até janeiro de 2015, uma série de cursos, oficinas e vivências que colaboram na formação de 40 jovens agentes de cultura de comunidades negras e de terreiro. A proposta pretende qualificar os jovens, estimulando habilidades que se encaixem nas demandas do mercado da cultura. As atividades do MIM II iniciaram no mês de agosto com os cursos de Gestão da Cultura e Gestão da Comunicação.
No próximo final de semana (20 e 21/09) o Mãe Ilza Mukalê II contará com a participação do Vincenzo Cambria. O pesquisador ministrará um dos módulos do projeto: a Pesquisa Participativa.

Doutor em Etnomusicologia pela Wesleyan University (EUA), Vincenzo Cambria, italiano radicado no Rio de Janeiro, tem ampla experiência na área, com destaque para o projeto de pesquisa comunitária no Complexo da Maré, no Rio de janeiro, através do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. Vincenzo Cambria é professor de Etnomusicologia e Antropologia da cultura brasileira na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

No MIM II, Vincenzo desenvolverá ações de “etnomusicologia aplicada”, a partir da Pesquisa Participativa, considerando pesquisa e ação como aspectos integrados dentro de seu trabalho.
Nos próximos meses, além de outros encontros com o etnomusicólogo e a Pesquisa Participativa, acontecerão os módulos: Encontros de Tradição Oral com Mãe Ilza Mukalê; o já iniciado Curso de Formação de Agentes Culturais, com laboratórios artísticos e oficinas; e a Mini Feira Cultural no encerramento.

Entre os resultados do curso de Formação de Agentes Culturais, vale destacar a criação do Kit Multimídia, contendo um DVD, um CD e uma cartilha educativa, que serão produzido pelos jovens participantes do projeto.

As atividades do MIM II ocorrem no Terreiro Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista em Ilhéus.

O Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória é uma realização da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e o Terreiro Matamba Tombenci Neto, em parceria com a UESC e o Teatro Popular de Ilhéus, e com o apoio financeiro Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário